Vespa Asiática
Informação e Sensiblilização Pública
A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie de vespa não-indígena, predadora da abelha europeia, com comprimento médio de cerca de 2,5 cm. As características que permitem distinguir esta espécie de outras espécies de vespa habituais no nosso país, são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela e apenas 1 segmento amarelo.
É importante realçar que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano, do que a vespa europeia (Vespa crabro).
O Município de Óbidos tem como objetivo estratégico para o primeiro trimestre de 2022, a colocação de armadilhas para captura e deteção de Vespa velutina em locais estratégicos de todas as freguesias do concelho, em colaboração com as Unidades Locais de Proteção Civil, com vista à monitorização da sua progressão no território e em particular para a eliminação das vespas fundadoras, diminuindo assim a probabilidade da construção de ninhos primários e definitivos.
Esta medida insere-se no "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal", desenvolvido pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com a colaboração do, INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Este plano de ação tem por objetivos "a vigilância e controlo da Vespa velutina em território nacional com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola, bem como à minimização dos impactos sobre a biodiversidade".
O Município de Óbidos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promove a destruição dos ninhos que são detetados no concelho de Óbidos, como medida de controlo da proliferação desta espécie. Estes ninhos são de grandes dimensões (podem ter 1m de altura e 80 cm de diâmetro), sendo redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, ou mais pequenos (ninhos primários) do tamanho de uma bola de ténis.
Todos os avistamentos de vespas ou de ninhos (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados ao Serviço Municipal de Proteção Civil através do endereço eletrónico proteccao.civil@cm-obidos.pt ou via telemóvel pelo n.º 939 430 728.
Cartaz e Flyer informativo - Estratégia de Combate