MyMachine Portugal
O MyMachine é um programa educativo que surgiu em Kortrijk (Bélgica), com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio.
Reconhecido mundialmente por instituições como as Nações Unidas ou a Fundação Hundred, a MyMachine Global Foundation tem assumido o compromisso de promover um maior número de regiões no mundo onde o projeto é desenvolvido, com parceiros que tragam valor acrescentado aos princípios do programa e, que respeitem a metodologia das três etapas. Atualmente, o programa está a ser desenvolvido na Bélgica, Espanha, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Noruega, Croácia, Kosovo, México, África do Sul e Estados Unidos da América.
O programa baseia-se numa metodologia de três etapas: ideia, design e construção do protótipo.
- ª Etapa (Ideia) - Jardim de Infância/Ensino Básico - As crianças/alunos da educação pré-escolar ou do ensino básico desenham a sua “máquina de sonho”. O principal critério é que a máquina seja relevante para a criança ou para o grupo de alunos/turma.
- ª Etapa (Design) - Ensino Universitário - Nesta etapa, os alunos do ensino universitário traduzem o desenho da criança, num desenho técnico, propondo várias soluções para a construção da máquina. Esta etapa é desenvolvida em permanente diálogo com as crianças que deverão acompanhar todo o processo e aprovar a melhor solução.
- ª Etapa (Construção) - Ensino Vocacional/Profissional/Outras organizações - Nesta última fase, os desenhos técnicos são entregues às escolas do ensino profissional ou a outras organizações com recursos especializados de acordo com as características da máquina.
Em Portugal desde 2014, o Município de Óbidos é a organização responsável pela difusão do programa MyMachine Portugal e pela coordenação e supervisão da implementação da sua metodologia em território nacional. Em Óbidos, o município estabeleceu parcerias com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, o Cenfim - Núcleo de Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro. Estas parcerias dão resposta ao desafio que o programa lança anualmente, a todos os alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, para desenharem e selecionarem uma máquina para resolver um problema/desafio. Das dezenas de ideias concebidas pelas crianças, em conjunto com alunos da ESAD, é seleccionado o desenho de uma máquina que nos meses seguintes é discutido por grupos de alunos da ESAD e das instituições educativas e formativas com nível secundário/profissional. O programa culmina com uma apresentação à comunidade educativa, das máquinas construídas e de todo o processo envolvente.
Com um maior crescimento e interesse do programa em Portugal, o município de Óbidos passou a ser também, a organização que detém a licença de implementação, coordenação e supervisão nacional do MyMachine. Para além de Óbidos, o município de Vila Nova de Famalicão e a Associação Coração Delta (Centro Educativo Alice Nabeiro de Campo Maior) avançaram a implementação do programa nos seus territórios.
-
MyMachine Portugal
MyMachine Portugal
mymachineportugal.org