TURISMO
Assumindo a vocação turística por excelência, Óbidos é uma encantadora vila muralhada, de traçado medieval, que evidencia um acervo patrimonial dos velhos tempos de poder e de glória.
Do imponente Castelo às ruas estreitas e labirínticas - a fazerem jus à sua antiga condição - e outros tantos elementos de arquitetura religiosa e civil atestam a importância deste local que chegou a ser dote de rainhas durante várias dinastias da história portuguesa.
Acolhendo milhares de visitantes de todo o mundo, Óbidos dispõe de uma oferta de cerca de seiscentas camas, com alojamento diversificado na malha urbana da sede do concelho, mas é na orla marítima que novas unidades de luxo, ancoradas por magníficos campos de golfe, satisfazem os apreciadores desta modalidade.
Aliado à beleza natural da Vila, um extenso programa de eventos temáticos traz um interesse redobrado para uma visita mais demorada, a destacar: o Mercado Medieval, o Festival Internacional do Chocolate, a Semana Santa, o Óbidos Vila Natal e mais recentemente o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos e o Latitudes – Literatura e Viajantes, que concedem, cada um no seu género, uma atmosfera especial ao centro histórico.
Óbidos é, desde 2015, Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.