- Início
- Município
- Gestão do Território
- Proteção Civil
- Informação e Sensiblilização Pública
- Deslizamento de Vertentes
Deslizamento de Vertentes
Os deslizamentos de terra são grandes movimentos de terra e rocha que são causados por erupções vulcânicas (quando uma das paredes do aparelho vulcânico se abate e um grande volume de terras desliza por ação da gravidade), por sismos, mas também devido à ocorrência de chuvas intensas, quando os terrenos saturados de água se transformam em lama deslizando vertente abaixo por ação da gravidade
O grande volume de terra e rocha que se movimenta, sobre um plano de rutura, de forma mais ou menos lenta em função do declive da vertente, provoca alterações significativas na morfologia da paisagem e pode ser responsável por elevados prejuízos materiais e perda de vidas humanas. A ocupação humana das vertentes pode acentuar a instabilidade dos terrenos, aumentando o risco de deslizamento e exponenciando as consequências negativas de tal ocorrência.
Como identificar um risco de deslizamento?
1. rachaduras ou fendas em encostas;
2. surgimento de minas d'água;
3. inclinação anormal de postes ou árvores;
4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
5. muros e paredes estufados;
6. estalos;
7. águas mais barrentas que o normal.
Como identificar um deslizamento de terra?
Como identificar um risco de deslizamento
Se você observar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d'água, a inclinação anormal de postes ou árvores fique atento. Estes são sinais de que a qualquer momento podem ocorrer deslizamentos de terra na encosta.