Colapso de Infraestruturas
As estruturas de edifícios são erguidas de acordo com normas de segurança para evitar colapsos. Existem algumas técnicas construtivas que permitem que edifícios altos estejam de pé e seguros e que sejam a prova de acidentes ou atentados terroristas.
Alguns fatores são decisivos para construir com segurança e prevenir falhas após a construção, nomeadamente:
Boas práticas: ações regulares de inspeções prediais, para análise das estruturas e desgastes naturais são primordiais para garantir a segurança. A partir da identificação de alterações, é possível evitar colapsos com as corretas prevenções. Além disso, as boas práticas também estão no processo construtivo, com o cumprimento de normas de segurança no uso dos materiais, dimensionamento, cálculo de carga, dentre outros.
Uso adequado da estrutura: em um projeto estrutural, é feito o cálculo da carga máxima para a estrutura. É necessário o uso correto da estrutura, respeitando a carga máxima. Novas construções ou usos que interfiram nesse aspecto devem ser calculados de acordo com o projeto original.
Projeto de recuperação com equipas competente: na identificação de falhas na estrutura, é necessário a execução de um projeto de recuperação que irá avaliar a extensão de danos e os reforços necessários para garantir a edificação segura. A contratação de uma equipa competente é fundamental para o sucesso do projeto e a segurança de todos.
