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Balcão Virtual
A partir do site institucional, o Município de Óbidos disponibiliza ao cidadão e às empresas, vários Serviços Online.
Recorrendo a uma plataforma desenvolvida para ambiente web e responsiva, que obriga ao prévio registo de utilizador, tarefa que pode ser executada através do prenchimento de formulário específico recorrendo à autenticação com o Cartão do Cidadão ou através do preenchimento manual dos campos do formulário.
Nesta plataforma, o cidadão poderá entre outros, submeter formulários, receber dados para pagamento de taxas de entrada de requerimentos, consultar o estado dos processos já submetidos e consultar faturas emitidas.
Esta plataforma apresenta as seguintes funcionalidades:
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Autenticação de entrada com Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital (CMD) ou login e palavra passe.
Esta plataforma permite que o utilizador se autentique recorrendo ao Cartão de Cidadão ou à Chave Móvel Digital (CMD) ou se preferir, através da inserção do login e da palavra passe que definiu quando se inscreveu.
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Consulta de processos
- Consulta de formulários submetidos e de anexos.
- Estado de processos, requerimentos, pareceres, despachos, certidões, licenças e notificações de Urbanismo;
- Consulta de tarifário, contratos, de consumos e de faturas de Águas, envio de leitura e comunicação de avaria;
- Localização e identificação de defuntos em Cemitérios Municipais;
- Processos de Contra-Ordenação com informação de coimas, notificações e legislação aplicada.
- Informação de escolas e de alunos, refeições, faturas e serviços de apoio da área de Ensino;
- Dados de habitação, de inquilinos e de faturas de Rendas;
- Caraterização de processos de Publicidade, taxas associadas e consulta de licenças;
- Consulta de Feiras e Mercados, com dados de feirante, locais de vendas e faturas;
- Consulta de requerimentos gerais e tramitação;
- Processos de Execução Fiscal;
- Consulta de faturação;
- Consulta de documentos (requerimentos, licenças, faturas, notificações, etc.).
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Formulários de requerimentos para as seguinte áreas:
São disponibilizados diversos formulários de requerimentos (os formulários são apresentados por área / aplicação informática que permite o seu tratamento):
- Atendimento e Documentos :
- Autarquias Locais (uso exclusivo das freguesias);
- Certidões;
- Desporto;
- Diversos;
- Recursos Humanos;
- Trânsito;
- Transportes;
- Taxa Municipal Turística;
- Uso exclusivo para colaboradores.
- Ação Social;
- Taxa Social da Água;
- Passe Escolar (Requisição de Transporte Escolar);
- Apoio Medicação:
- Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento;
- Atribuição de Comparticipação de Medicamentos.
- Ação Social Escolar:
- Apoio Financeiro ao Passe Escolar;
- Coesão Social:
- Atribuição de Apoios Municipais a Instituições com Intervenção no âmbito Social;
- Enxoval Recém-Nascido.
- Cemitérios:
- Averbamento de novo proprietário;
- Certidão do alvará;
- Aquisição, aluguer e renovação;
- Permuta de coval.
- Execuções Fiscais:
- Pedido de pagamento de dívidas em prestações mensais.
- Gestão de Ensino:
- Assuntos vários;
- Programa Crescer Melhor | Adesão à fatrua eletrónica / Cancelamento da fatura eletrónica / Adesão ao pagamento débito direto;
- Programa Crescer Melhor | Ficha de Inscrição – Pré-Escolar / 1.º Ciclo / 2.º Ciclo.
- Gestão de Águas:
- Contrato de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos:
- Contrato de água;
- Denúncia de contrato;
- Pedido de alteração de morada para envio de fatura;
- Pagamento por Débito Direto;
- Faturação eletrónica;
- Adesão à fatrua eletrónica e pagamento por débito em conta SEPA;
- Pedido de pagamento em prestações mensais.
- Orçamento de ramais:
- Pedidos Diversos / Participações:
- Reclamação / Sugestão / Elogio:
- Contrato de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos:
- Publicidade e Ocupação de Via Pública:
- Comunicação – Propaganda Política e Eleitoral;
- Ocupação do domínio Público Marítimo:
- Atribuição de frente de praia no Domínio Público Marítimo (DPM);
- Formação de surf, Bodyboard, SUP e desportos análogos no Domínio Público (DPM).
- Licença – Ocupações Especiais:
- Ocupação do espaço público de carácter periódico ou ocasional.
- Licença – Publicidade;
- Urbanismo (Loteamentos e Obras Particulares):
- Concessão / Alteração de autorização de utilização:
- Req. Depósito Ficha Técnica de Habitação;
- Comunicação Prévia:
- Req. Comunicação Prévia – Alterações;
- Req. Comunicação Prévia de Edificações Acessórias;
- Req. Comunicação Prévia de Obras Instalações Agrícolas;
- Req. Comunicação Prévia de Obras Instalações Pecuárias;
- Req. Comunicação Prévia de Obras de Edificação;
- Req. Comunicação Prévia de Outras Operações Urbanísticas;
- Req. Comunicação Prévia com Prazo;
- Req. Comunicação Prévia com prazo Alojamento Local;
- Req. Comunicação Prévia de Edifício Restauração e Bebidas;
- Req. Comunicação Prévia de Trabalhos de Remodelação de Terrenos;
- Req. Depósito Ficha Técnica de Habitação;
- Req. Comunicação Prévia de Comércio / Serviços:
- Req. Comunicação Prévia de Emprrendimento Turístico;
- Req. Comunicação Prévia de Turismo em Espaço Rural;
- Req. Comunicação Prévia de Instalações Especiais;
- Req. Comunicação Prévia de Obras de Demolição;
- Req. Comunicação Prévia de Operação Loteamento;
- Req. Comunicação Prévia de Obras de Urbanização;
- Req. Comunicação Prévia de Unidade Industrial;
- Req. Informação dos Trabalhos
- Certidões:
- Req. Pedido de Certidão Diversa;
- Req. Pedido de Certidão de Destaque de Parcela;
- Req. Pedido de Certidão de Propriedade Horizontal;
- Req. Pedido de Certidão de construção anterior ao RGEU (anterior a 07/08/1951);
- Req. Pedido de Certidão de Utilização;
- Req. Pedido Parecer / Declaração – ARU.Elevadores:
- Req. Inspeção de Elevadores;
- Req. Reinspeção de Elevadores.Direito à informação:
- Req. Pedido direito à informação.
- Licenciamento:
- Req. Apresentação Projetos de Alterações;
- Req. Comunicação Prévia – Alterações;
- Req. Informação Início dos Trabalhos;
- Req. Licenciamento de Obras de Edificação para Habitação;
- Req. Licenciamento de Obras Edificação para Emprrendimento Turístico;
- Req. Licenciamneto de Oras de Edificação para Outras Operações Urbanísticas;
- Req. Licenciamento de Postos de Combustível e Outras Instalações sujeitas a Licenciamento;
- Req. Licenciamneto de Obras de Edificação para Turismo em Espaço Rural;
- Req. Licenciamneto de Obras de Edificação para Uinidade Industrial;
- Req. Ocupação da Via Pública;
- Req. Apresentação Projetos de Especialidades;
- Req. Pagamento de Taxa e Emissão de Recibo;
- Req. Pedido de Licença Especial;
- Req. Licenciamento de Obras de Edificação para Edifício de Restauração e Bebidas;
- Req. Licencimaneot de Obras de Demolição;
- Req. Licenciamento de Operações de Loteamento;
- Req. Licenciamento de Pedreiras;
- Req. Licenciamento de Trabalhos de Remodelação de Terrenos;
- Req. Licenciamneto de Obras de Urbanização;
- Req. Prorrogação de Prazo para Apresentação de Projetos de Especialidades.
- Comunicação de Obras Isentas e/ou Escassa Relevância:
- Req. Informação Início dos Trabalhos.
- Pedido de Informação Prévia:
- Req. Informação Prévia de Alteração de Utilização;
- Req. Informação Prévia de Edificação – Nos termos do n.º 2 do art.º 14.º do RJUE;
- Req. Informação Prévia de Operações de Loteamento – Nos termos do n.º 2 do art.º 14.º;
- Req. Informação Prévia de Outras Operações Urbanísticas;
- Req. Informação Prévia de Edificação – Nos termos do n.º1 do art.º 14.º do RJUE;
- Req. Informação Prévia de Operações de Loteamento – Nos termos do n.º 1 do art.º 14.º;
- Req. Informação Prévia de Obras de Demolição;
- Req. Informação Prévia de Obras de Urbanização.
- Processos Simples:
- Req. Assuntos Vários;
- Req. Pedido de Cópias.
- Vistoria de Salubridade (Obras Art.º 89.º):
- Req. Pedido de Vistoria de Salubridade Art.º 89.º.
- Rendas:
- Candidatura a Habitação Social.
- Concessão / Alteração de autorização de utilização:
- Atendimento e Documentos :
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Para submeter um formulário, é possível efetuar as seguintes ações:
- Preenchimento de formulários;
- Anexação organizada de documentos;
- Cálculo do valor a pagar;
- Geração de referência SIBS (a implementar brevemente);
- Assinatura certificada dos formulários a submeter através da Chave Móvel Digital (CMD).
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No menu consultar é possível a consulta de:
- O(s) contrato(s) de água que o ultilizador possui;
- As faturas emitidas;
- O histórico de interações que o utilizador efetuou;
- Dados sobre o(s) seu(s) educando(s);
- Lugares de feira, caso seja vendedor ambulante;
- Eventuais processos de contraordenação;
- Dados sobre habitação, caso seja rendeiro do município;
- Eventuais processos de Urbanismo que tenha promovido;
- Licenças de processo(s) de urbanismo caso existam.
- Normas e procedimentos administrativos
- Documentos anexos necessários;
- Taxas aplicáveis;
- Legislação associada;
- Instruções de procedimento;
- Procedimentos prévios
- Simulador de taxas a pagar.
Este sistema é alimentado a partir dos dados existentes no Sistema Integrado de Gestão Municipal (ERP) composto por um conjunto de mais de 24 aplicações que abrangem todos os departamentos do município, desde o backoffice através de aplicações de gestão e técnico-administrativas, até ao frontoffice através de soluções de atendimento municipal, gestão documental e workflow.
Plataforma que permite a emissão célere e cómoda (via web), de plantas de localização do Concelho de Óbidos em pacotes previamente definidos para instrução de processos de Obras Particulares ou avulso, com base numa localização no mapa.
A plataforma permite pesquisa por pontos de referência, toponímia ou secções cadastrais. Desenho do polígono objeto da pretensão e o enquadramento automático deste nos layouts de plantas a emitir.
Obriga ao preenchimento de formulário de dados de identificação do requerente e da operação urbanística para a qual se pretende a planta a inscrever nos lauyouts selecionados em função da necessidade identificada.
Desta forma, possibilita-se ao cidadão poupar esforços de deslocação, ganhando-se uma maior eficiência / optimização na prestação deste serviço.
De uma forma simples, interativa e rápida, o cidadão obtém de imediato as plantas necessárias à instrução de um processo, com qualidade e rigor.
Solução que permite ao cidadão, de uma forma fácil e intuitiva, consultar e aceder à informação que necessita sobre os PMOT’s, instrumentos de definição de estratégias de desenvolvimento do concelho e Ordenamento do Território que consubstancia regras e critérios de ocupação do território.
Atualmente estão disponíveis para consulta, dados sobre o PDM e outros PMOT's, (Plano de Urbanização Turisbel / Casalito, Plano de Pormenor de Arnoia, Parque Tecnológico de Óbidos), Património Classificado, Áreas de Reabilitação Urbana, Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, Cartografia Histórica e Diversa, Alvarás de Operações de Loteamentos e Regulamento Municipal de Trânsito da Vila de Óbidos.
Permite ainda promover a Participação Ativa do Cidadão através tanto da disponibilização de intervenção na Discussão Pública de Planos e Regulamentos e na possibilidade de submissão de reclamação, sugestão ou elogio online, sem necessidade de prévia inscrição e consequentemente, sem possibilidade de acompanhar o respetivo procedimento administrativo.
Disponibilização de acesso às plataformas onde o aluno e o encarregado de educação podem consultar informação sobre a vida escolar, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação, carregamento de cartões, aquisição de refeições, fazer pré-inscrição para o ano seguinte e iniciar processo de justificação de faltas, entre outros.
INOVAR CONSULTA – Após autenticação:
Plataforma onde o aluno e o encarregado de educação podem consultar informação sobre a vida escolar, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação, fazer pré-inscrição para o ano letivo seguinte e iniciar processo de justificação de faltas, entre outros.
PORTAL SIGE3 – Após autenticação:
Quiosque: Carregamentos de saldo (notas, moedas e cartão multibanco).
Compra de produtos, agendamentos e consulta de informações.
Refeições: Agendamento e cancelamento de refeições com possibilidade de efetuar uma venda na hora. Consulta das ementas das refeições escolares por estabelecimento de ensino.
ESCOLAS D’ÓBIDOS - Informação acessível sem qualquer registo / auteticação.
Refeições: Consulta das ementas de refeições escolares por estabelecimento de ensino.
Plataforma que permite o acesso direto ao Catálogo on-line das Bibliotecas de Óbidos (Online Public Access Catalog). Para pesquisa, consulta, seleção e reserva de fundos documentais existentes nas Bibliotecas de Óbidos.
Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Óbidos têm acesso gratuito a mais de 7.400 dos principais jornais e revistas do país e do mundo. São várias fontes de informação disponibilizadas numa plataforma digital – a Press Reader – à distância de um clique, na APP e/ou no Website.