DESPORTO

 
 

ESTRATÉGIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

O concelho de Óbidos tem vindo a afirmar-se na senda nacional e internacional com novas agendas, todas elas com denominadores em comum: Criatividade, Identidade, Inovação, Desenvolvimento e Demonstração. É, por isso, que demos o nome de Óbidos ID à nossa macro estratégia para os próximos anos.
A criação do Pelouro da Saúde e Bem-Estar vai no seguimento desta aposta numa agenda de e para as pessoas.
Não é uma questão de moda. É uma questão de necessidade. De trazer às nossas populações estilos de vida mais saudáveis. Estilos de vida que proporcionam a felicidade e aquilo que qualquer executivo quer são pessoas felizes no seu concelho.
Temos a noção do desafio que temos pela frente. Um programa como este, que é, porventura, dos mais transversais que um Município pode ter, vai fazer com que estejamos todos alinhados num objetivo comum: ter um concelho mais ativo.
E queremos um concelho mais ativo em pessoas, mas também em economia, em turismo, em identidade, na regeneração urbana, na atração de talentos, no património, na educação e na sustentabilidade ambiental.
Mas mais do que um desafio, este programa é um compromisso para as nossas gentes. É para elas que trabalhamos todos os dias. É para a nossa comunidade que fazemos todos estes projetos.

Óbidos está mais ativo que nunca.
Humberto Marques
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÓBIDOS



REFLETIR PARA AGIR


O Plano Estratégico Municipal para a Promoção da Saúde e Bem-Estar pretende ser um instrumento concelhio de gestão e planeamento, que resulta do envolvimento de diferentes atores e pretende traduzir, de forma efetiva, o compromisso do Município de Óbidos com a construção de uma cidadania em saúde, no pressuposto de que só uma visão partilhada possibilitará alcançar uma intervenção local colaborativa, capaz de produzir mudanças estruturais e sustentáveis;
O Programa “Óbidos+Ativo”, que se divide em três grandes eixos de intervenção [Óbidos Movimento Óbidos, Nutição, Óbidos Saúde] e  tem como prioridade o incentivo à prática de atividade física e o desenvolvimento desportivo e prevê uma importante mudança de paradigma na saúde, caraterizado pela passagem de um modelo centrado na doença e no seu tratamento, para um  modelo centrado na saúde de caráter integrador.
Assim, o conceito de promoção de Saúde e Bem-Estar ganha particular expressão, procurando-se intervir sobre programas que favoreçam a adoção responsável de estilos de vida mais saudáveis, adequados ao ciclo de vida (infância, idade adulta, envelhecimento) e à condição física e psíquica dos indivíduos. Este processo de capacitação das pessoas e das comunidades constitui um desafio para todos os cidadãos Obidenses e instituições.

Margarida Reis
VEREADORA SAÚDE & BEM ESTAR

Print Friendly and PDF