AMBIENTE

Prémios e Selos de Qualidade dos serviços de águas e resíduos
 
Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano
 


Óbidos ganhou, o "Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano" em 2018. Um galardão atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e que “pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”, lê-se sítio da internet deste organismo.
De acordo com a ERSAR, foi estabelecida, em 2006, uma parceria “com o Jornal Água & Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que pretende contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos através da atribuição anual dos «Prémios de Qualidade em Águas e Resíduos», divulgando casos portugueses de excelência”.
A todas as entidades a quem é atribuído este galardão, “será entregue um certificado” que atesta “a qualidade do serviço prestado aos utilizadores”. O certificado será entregue numa cerimónia pública, a realizar nos dia 22 de Novembro de 2018, no âmbito da Expo Conferência da Água, promovido pelo jornal Água & Ambiente.


A atribuição do Prémio de Excelência e de Selos de Qualidade, nos termos do Regulamento dos "Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos" aprovado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, identifica e distingue a excelência dos serviços de interesse geral que visam o interesse público, prestado pelas entidades gestoras de abastecimento de água, saneamento de água residuais e gestão de resíduos urbanos.

O Município de Óbidos, entidade gestora no concelho de Óbidos foi distinguido com o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" em 2017.
Este prémio vem testemunhar que os serviços de abastecimento público de água, no concelho de Óbidos têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas.

Este incremento de desempenho traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços e na redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente.


Os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos em vários temas a uma entidade que se destaque no tema selecionado, e Selos de Qualidade, atribuídos em vários temas àquelas entidades que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa.

A atribuição destes prémios e selos evidenciam a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Visam também sensibilizar as entidades gestoras multimunicipais e municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

O Município de Óbidos já tinha sido distinguido com o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" em 2013.

 

Print Friendly and PDF