ÓBIDOS SMART REGION

Dando continuidade ao projeto de inovação e modernização tecnológica do Município de Óbidos, a rede de acesso à Internet por Wi-Fi designada Óbidos Inteligente foi alvo de uma atualização tecnológica resultante da concretização de duas candidaturas:


WiFi4EU | Wi-fi gratuito para todos na Europa

Esta rede é de carácter universal e gratuito, destinada a servir todos os interessados, desde estudantes, moradores, turistas, visitantes e até empresas, uma vez que o objetivo desta iniciativa passa por abranger toda a cidade em termos de acesso livre à Internet.

Assim, o cidadão pode usufruir de acesso à Internet através da rede sem fios (wireless) em espaços e edifícios públicos, fornecido pela Câmara Municipal e de forma gratuita. Munido de um computador portátil ou qualquer outro equipamento com capacidade Wi-Fi (telemóvel, PDA e outros), qualquer Munícipe ou visitante pode aceder à Internet nos espaços onde está instalado e identificado este sistema.

O Município de Óbidos concluiu em novembro de 2020 os trabalhos de instalação de diversos pontos de acesso gratuito à internet (Wi-Fi), em vários espaços e edifícios públicos da Vila de Óbidos. Esta rede Wi-Fi foi financiada pelo programa Valorizar – Turismo de Portugal e pretende oferecer acesso à Internet Wi-Fi de alta qualidade, a obidenses e visitantes da vila, em diversos locais públicos.

Concretiza-se assim a criação de infraestruturas seguras e resilientes, que contribuam de forma sustentada para a aceleração e transformação da economia digital, potenciando a criação de soluções de referência em sectores como Smart Cities, Mobilidade, Utilities, Transportes, Saúde, Energia, Segurança e Proteção Civil, Educação, Emprego, Turismo (monitorização e métricas, envolvimento dos cidadãos, parcerias e redes - bilhéticas), etc.



Print Friendly and PDF