CÂMARA MUNICIPAL DE ÓBIDOS


Mensagem do Presidente

 

Este mandato autárquico está a ser marcado por uma Estratégia, a que demos o nome de “Óbidos ID” e que pretende consolidar a qualidade de vida dos nossos munícipes, passando pelo Desenvolvimento Económico e Natural, Desenvolvimento Social, Educação, Desenvolvimento Comunitário, Saúde e Bem-estar, Regeneração e Requalificação Urbana e Governança.

Temos vindo a apostar, de forma contínua, nas economias criativas, valorizando as pessoas e criando oportunidades para o desenvolvimento das suas ideias de forma participativa, sustentada e sustentável. Queremos assegurar uma identidade territorial e urbanística e valorizar o património material e imaterial.

Estamos a implementar políticas de inclusão que apoiam o desenvolvimento social, bem como levar a cabo estratégias ativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Na Educação, estamos a apostar na melhoria contínua de um projeto criativo de ensino-aprendizagem, a partir da verdadeira autonomia educativa e de uma Escola territorializada, capaz de preparar as novas gerações para responder aos desafios do futuro.

Na Comunidade, estamos a dinamizar a criação de novos produtos, olhando para o nosso passado, presente, transpondo-o para um futuro contemporâneo, gerador de mais riqueza para o nosso território.

Estamos a promover a prática desportiva e os estilos de vida saudável, contribuindo para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar físico, psíquico e social da população, envolvendo áreas como o Desporto, Saúde, Educação, Lazer, Solidariedade, Natureza, Turismo, Economia.

Temos em marcha projetos para incentivar a regeneração urbana através da recuperação de prédios inabitáveis, ocupação de prédios devolutos, criação de novas centralidades nas nossas vilas e aldeias, e recuperação de tradições como fator de desenvolvimento social, cultural e económico. Atrair a vinda de jovens para o nosso concelho.

Queremos ainda defender uma relação direta entre administrador e administrado, procurando sempre a sua melhoria contínua, na resolução dos seus problemas, bem como informar, ouvir e perceber as pretensões dos cidadãos.

Esta é uma estratégia que vai manter e reforçar o papel do concelho de Óbidos na região, no distrito e no País. Vamos continuar a ser uma referência. Uma referência com Identidade. ID.
Print Friendly and PDF