PROJETO TEATRO COMUNITÁRIO

Este projeto surge da vontade de fazer chegar a arte, e mais especificamente o teatro, à comunidade do concelho de Óbidos.  Pretende-se assim descentralizar o teatro das grandes áreas metropolitanas, educar e aproximar a comunidade das práticas artísticas.  A partir desta ideia vamos ao encontro da matriz identitária do concelho de Óbidos, o nosso elemento balizador e nuclear. O envolvimento da comunidade torna-se essencial recuperando assim memórias relacionadas com um tempo que já foi, mas que jamais será esquecido. Pretende-se também recuperar tradições e de certo modo mantê-las vivas na nossa memória coletiva contribuindo assim para a salvaguarda do património cultural imaterial do concelho de Óbidos.
Este projeto é uma iniciativa de carácter teatral que pretende desenvolver criações com e para a comunidade com o objetivo de a aproximar através da arte. Tem como principal componente o combate à exclusão social, principalmente da população sénior mais vulnerável, através de práticas artísticas na área do teatro que visam promover a inclusão social de cidadãos em situação de maior vulnerabilidade social promovendo a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social e territorial.
Este projeto destina-se principalmente aos grupos de teatro amador deste concelho, que têm idades compreendidas entre os 15 e os 81 anos. Com estes grupos serão desenvolvidas criações artísticas no âmbito teatral, onde os mesmos, são atores e criadores. Jéssica Lopes, atriz e encenadora, desenvolve criações teatrais fundamentadas na palavra, a partir da autobiografia, do testemunho de pessoas, da fotografia e da memória. Posto isto, a forma como estas pessoas irão contribuir, será tanto através da representação como na partilha de histórias e memórias da sua vida que resultará e terá influência nos objetos artísticos que serão construídos.  As vivências das pessoas envolvidas e a partilha de referências serão o ponto chave deste projeto.
Print Friendly and PDF