JUVENTUDE

  

A juventude é a base de um futuro sustentável e inovador. Só com a construção de uma cidadania completa e sustentada é que será possível imaginar um concelho de pessoas empreendedoras e capazes de ação no estado social.

O programa que pretendemos desenvolver, consubstancia-se através do sistema de educação, proporcionando novas áreas de conhecimento de forma aberta e participativa. Estimula o associativismo juvenil e estudantil na promoção e educação não- formal dos jovens.

As políticas de juventude são um vetor estratégico traduzindo uma vontade municipal de captar, fixar e desenvolver conhecimento, criar condições para uma juventude dinâmica, empreendedora, capaz de conceber o seu futuro com autonomia, segurança, capacidade de intervenção e participação na comunidade.

Conceitos como criatividade, cidadania, comunicação, conhecimento e capacitação, passaram a integrar e a ser transversais a todos os projetos, programas e serviços criados e a criar no âmbito do pelouro da juventude desta autarquia.

Óbidos assume-se como uma terra de oportunidades com uma clara estratégia de desenvolvimento, inovação e investimento no seu património material e imaterial, com grande ênfase nos seus ativos intelectuais. A juventude é o alicerce deste desenvolvimento consubstanciando-se numa aposta de criação de estruturas que permitam aos jovens ter uma atitude mais competitiva, inovadora e participativa.

Queremos atrair e fixar os jovens no concelho de Óbidos, atrair e desenvolver conhecimento e competências, atrair e fixar ideias novas, ao mesmo tempo que criamos a identidade de Óbidos como território de novas oportunidades, de ideias novas, de criação e oferta de emprego, de políticas de incentivo à natalidade e educação, com equipamentos escolares de excelência.

Temos como objetivo/missão a criação de condições para os jovens se fixarem e desenvolverem as suas ideias de emprego, de constituir família, de comprar ou arrendar casa, tendo construindo, para isso, um parque tecnológico e ajudando as famílias a construir a sua habitação no Concelho através do GATO.

Assim, a política Municipal de Juventude assenta em 3 linhas de ação:

1. ATRAIR

Com um território cheio de potencialidades, é nosso objetivo oferecer condições singulares aos jovens que permitam atrair cada vez mais gente a este concelho.

Queremos posicionar Óbidos como um dos melhores sítios para viver, crescer, habitar, trabalhar e divertir-se.

2. FIXAR

Trata-se provavelmente do maior desafio com que nos deparamos, criar as condições que permitam aos jovens fixarem-se no concelho, criando oportunidades de emprego, uma economia sustentável, um bom sistema educativo e, acima de tudo, qualidade de vida.

3. REFORÇAR

Reforçar Óbidos como território de oportunidades ,numa escala global, através da valorização do património intelectual, material e imaterial potenciando o desenvolvimento de competências da comunidade jovem.

Promover o desenvolvimento do seu potencial e das suas competências


Medidas e Links:

  • Bolsas de apoio aos estudantes do ensino superior 

  • Semana inter-municipal da Juventude

  • Gabinete de apoio à internacionalização para associações juvenis


Tendo em conta a necessidade de criar e facilitar o acesso a oportunidades de internacionalização, especialmente no âmbito do programa de financiamento ERASMUS+, a Câmara Municipal de Óbidos aposta no apoio às associações e instituições ligadas ao trabalho com jovens, para o desenvolvimento de candidaturas, que permitam a Óbidos ser um ponto de encontro internacional, também, de projectos de jovens e com jovens.

Óbidos tem um movimento associativo juvenil cada vez mais relevante e é necessário criar estruturas que possam apoiar o trabalho de desenvolvimento humano e territorial.

O gabinete promoverá ações de formação já a partir de fevereiro e fará atendimento personalizado a dirigentes associativos do Município de Óbidos, com o objectivo de apoiar o processo de elaboração de candidaturas e implementação de projectos.


  • Ativa-te Jovem

  • Espaço Ó

  • Parque Tecnológico de Óbidos



Print Friendly and PDF


IJ – Programa Municipal de Incentivos à Juventude

Email: juventude@cm-obidos.pt

CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Óbidos


Tel.:262 955 569
Email: cpcj@cm-obidos.pt
Linha Juventude:
Para te facilitar a vida e esclarecer todas as tuas dúvidas
Tel.: 707203030
(Número único nacional com preço uniforme, independentemente do local de onde efetuas a chamada)
Fundação da Juventude:
web: www.fjuventude.pt

Delegação de Lisboa e Vale do Tejo, Tel.: 214126370
E-mail: lisboa@fjuventude.pt

Ligações relacionadas:

www.juventude.gov.pt
www.portaldahabitacao.pt
www.iefp.pt
www.anq.gov.pt
www.dges.mctes.pt