DESPORTO
O Serviço de Desporto tem como missão promover a atividade física e desportiva, através da dinamização de atividades próprias e de suporte e apoio a eventos desportivos e a outras entidades públicas e privadas. 

 
Toda a infraestrutura do Complexo Desportivo Municipal está ao serviço da população, nomeadamente através sua utilização por parte das Associações e Clubes desportivos obidenses.
 
Além dos clubes, as instalações servem também como apoio às aulas de educação física do Agrupamento Escolas “Josefa d’Óbidos”.


Complexo Desportivo de Óbidos


Estádio Municipal:

Descrição da infraestrutura:

Zona 1

Campo com relvado natural com marcação para futebol de 11.
Pista de atletismo 400m (com 6 corredores), 2 zonas de saltos em comprimento, 2 zonas salto em altura, 1 salto à vara, caixa de lançamentos, 3 zonas de lançamento do peso. 

  • Balneários
  • Posto médico
  • Banheira de massagens
Zona 2

Campo de relva sintética com marcações para futebol 11 e futebol 7

Pavilhão Gimnodesportivo:


Descrição da infraestrutura:
O Pavilhão Gimnodesportivo foi alvo de uma grande remodelação durante o ano de 2015 e a sua reinauguração ocorreu a 11 de janeiro de 2016. Esta obra teve um custo aproximado de 760 mil euros. Tratou-se de uma obra de ampliação e requalificação desta infraestrutra desportiva, cuja empreitada esteve incluídas na reabilitação da Escola Josefa d’Óbidos.
Procedeu-se a uma intervenção num edifício cuja construção foi concluída em 1995, que funciona como pavilhão desportivo e que está integrado no Complexo Desportivo de Óbidos. Este edifício uma área total de implantação (ocupação do solo) de 2.275 metros quadrados.
Uma das grandes alterações passou pela construção de uma nova bancada para o público, com capacidade para 400 lugares, uma vez que anteriormente existia apenas uma estrutura amovível.
O projeto previu a reabilitação do edifício, através da substituição e ampliação da cobertura, constituída inicialmente por telhas de fibrocimento, material que contém amianto, construção de bancadas para uma maior assistência, criação de condições de acesso para pessoas com mobilidade condicionada, remodelação dos balneários e reformulação dos acessos, passando assim a ser possível a separação entre atletas e público em geral. Também o piso da área desportiva foi totalmente substituído.
Este edifício está apto para a prática de inúmeros desportos coletivos dos quais se destacam as modalidades de voleibol, andebol, basquetebol e futsal.



Piscinas Municipais:


As Piscinas Municipais de Óbidos estão integradas no Complexo Desportivo de Óbidos, sito no Bairro dos Arcos. Têm uma área total de implantação (ocupação do solo) de 2.480 metros quadrados e dispõem, entre outros equipamentos, de uma piscina de 25 metros, de um tanque de aprendizagem de 17 metros, de uma bancada com capacidade para 300 pessoas e de uma sala de estar e convívio com ligação direta ao bar/cafetaria.
  
As Piscinas Municipais de Óbidos têm a sua água tratada por um sistema de ultravioletas, o que origina uma melhor qualidade da água e do ambiente interno do edifício. Estas piscinas são as únicas com este moderno tratamento num raio de dezenas de quilómetros. Este sistema permite que a quantidade de desinfetante utilizado na água desça para valores muito inferiores aos das outras piscinas que possuem tratamento só com cloro. Os benefícios são evidentes sobretudo ao nível de crianças e adultos com problemas alérgicos e respiratórios, evitando ainda o desconforto das irritações na pele e olhos.
  
As Escolas de Natação Municipais têm um corpo técnico composto por professores especializados em natação ou monitores certificados pela Federação Portuguesa de Natação. As Piscinas Municipais de Óbidos são ainda um equipamento desportivo “amigo do Ambiente”, uma vez que a média anual de aproveitamento de energia solar através dos seus painéis permite uma economia global na ordem de 60 por cento.
 
Esta infraestrutura foi inaugurada a 15 de setembro de 2005, teve um custo de mais 2,5 milhões de euros e constitui um grande esforço financeiro do município, sendo a concretização de um projeto essencial para a população, exigida há muito pelo Concelho.
 
» Horário e Preços 2016/17 (pdf)

» Regulamento de funcionamento da Piscinas Municipais (pdf)
Print Friendly and PDF