AMBIENTE


ÁGUA E SANEAMENTO

A Água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. Como os recursos hídricos não são inesgotáveis, é necessário preservá-los, controlá-los e, se possível, aumentá-los.


ABASTECIMENTO DE ÁGUA
 

Com o objetivo de melhorar o serviço prestado, informamos que o Município de Óbidos procede mensalmente à recolha de leituras dos contadores de água, por um funcionário devidamente identificado.

Poderá consultar o Regulamento Municipal de Abastecimento Público de Água, aqui. (Regulamento em pdf).

Para consulta do(s) seu(s) contrato(s) e consumos visite: Atendimento Online

Relembramos:
De acordo com o Regulamento Municipal de Abastecimento Público de Água o consumidor deve facilitar, pelo menos uma vez por ano, o acesso ao seu contador para recolha da leitura, sob pena da suspensão do serviço.

> Controlo de Qualidade das Águas

Prémios e Selos de Qualidade dos serviços de águas e resíduos
Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano


A atribuição do Prémio de Excelência e de Selos de Qualidade, nos termos do Regulamento dos "Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos" aprovado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, identifica e distingue a excelência dos serviços de interesse geral que visam o interesse público, prestado pelas entidades gestoras de abastecimento de água, saneamento de água residuais e gestão de resíduos urbanos.

O Município de Óbidos, entidade gestora no concelho de Óbidos foi distinguido com o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" em 2017.
Este prémio vem testemunhar que os serviços de abastecimento público de água, no concelho de Óbidos têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas.

Este incremento de desempenho traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços e na redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente.

Os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos em vários temas a uma entidade que se destaque no tema selecionado, e Selos de Qualidade, atribuídos em vários temas àquelas entidades que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa.

A atribuição destes prémios e selos evidenciam a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Visam também sensibilizar as entidades gestoras multimunicipais e municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

O Município de Óbidos já tinha sido distinguido com o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" em 2013.



ÁGUAS RESIDUAIS

As Águas Residuais classificam-se segundo a sua origem e uso: domésticas, industriais. Estes tipos de Águas Residuais têm constituição química e física diferentes, logo, também terão um tratamento adequado.

A devolução destas águas ao meio ambiente ou a sua reutilização sem um tratamento adequado e eficaz poderia por em risco a saúde pública e trazer vários problemas ambientais.

   » ETAR´s - Estações de Tratamento de Águas Residuais


LIMPEZA DE FOSSAS


O Município de Óbidos proporciona um serviço de Limpeza de Fossas que poderá ser requisitado através do formulário "PEDIDOS DIVERSOS" disponível no Atendimento Online.

Print Friendly and PDF