ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ÓBIDOS


Mensagem do Presidente


Discurso do Feriado Municipal do presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, Fernando Jorge

11 de Janeiro de 2018 | Parque Tecnológico de Óbidos

 

Uma primeira palavra de agradecimento muito especial a todos pela presença nesta sessão solene comemorativa do nosso feriado municipal.

Sendo esta uma data com uma carga histórica e emblemática para todos nós, a celebração anual do feriado municipal que evoca a conquista de Óbidos em 1148 aos Mouros, é um momento que nos deve fazer recordar todos aqueles que ao longo da nossa rica história, em contextos radicalmente diferentes, contribuíram a seu modo, para que este Concelho se tenha tornado notável pelas suas qualidades.

Na verdade a grandeza de Óbidos e dos Obidenses foi alcançada através da riqueza da sua história, da sua cultura e das suas gentes, história essa que foi feita do querer coletivo de um povo que fomos e somos hoje.

O que torna Óbidos tão singular é, precisamente, este cruzamento entre uma memória de vários séculos e uma modernidade que é motivo de orgulho para todos os Obidenses.
Por isso o caminho percorrido por todos aqueles que contribuíram para a construção de um concelho com história, atual e sempre de olhos postos no futuro constitui o nosso maior legado.
É neste contexto que hoje, aqui tivemos a honra de prestar homenagem a uma pessoa que por tudo o que representa para todos nós, obidenses, é de facto um orgulho, um exemplo e uma inspiração.
Na verdade Telmo Faria marca de forma inquestionável a história do nosso Concelho contribuindo com a sua ação, com o seu entusiasmo, saber e competência, para que Óbidos encontrasse o caminho da modernidade do desenvolvimento e da sua afirmação no contexto regional e nacional.
O engenho e audácia demonstrado pelos executivos camarários que liderou como Presidente da Câmara Municipal de Óbidos contribuíram de forma decisiva para a construção de um concelho em que nos honre dizer a cada momento com grande orgulho: sou de Óbidos.
Neste justo e merecido tributo que o Município hoje lhe presta quero aqui deixar o meu obrigado por tudo o que fez por Óbidos ao longo de mais de duas décadas.
Minhas senhoras, Meus senhores
O Feriado Municipal é também um momento de reflexão, de partilha e de mobilização de energias para que possamos perceber bem o caminho percorrido e o caminho que queremos percorrer para construir um Concelho cada vez melhor
E é tendo como pano de fundo o futuro da nossa terra e das nossas gentes que hoje realçamos todo o trabalho realizado pelos executivos camarários que ao longo dos últimos anos proporcionaram um desenvolvimento harmonioso ao nível económico, social e cultural sustentado num modelo de governação de proximidade que foi capaz de continuar a reforçar a nossa identidade territorial e que nos permite sentir cada vez mais orgulho em sermos Obidenses.
Na verdade com trabalho, dedicação, criatividade, proximidade e sensibilidade, temos vencido os desafios e concretizado os objetivos que têm permitido continuar a afirmar o Concelho.
Um caminho e um trabalho que nos deixam a certeza da exigência e da responsabilidade com que este Concelho foi impulsionado para o futuro.
E é por este caminho que continua a passar o nosso futuro e o futuro da nossa terra e é este o desafio que se nos coloca neste momento presente e tal como fez no passado vemos com muito reconhecimento o atual executivo estar verdadeiramente empenhado em concretizar.
A aposta na continuidade do desenvolvimento económico sustentado, na regeneração e requalificação urbana do tecido das nossas freguesias, no vector imaterial da educação, na consolidação do parque tecnológico, no sector Turístico aliado a uma oferta cultural de qualidade e cada vez mais diversificada, na saúde e bem-estar dos obidenses no incremento dos apoios sociais e no desenvolvimento das comunidades obidenses valorizando a sua identidade constituem grandes eixos que foram assumidos como desafios estratégicos para o futuro de Óbidos
O que nos reserva o futuro é assim um desafio suficientemente aliciante que deve mobilizar todos para nos unir num esforço coletivo com grande determinação e resiliência dentro da nossa diversidade de pensamento.
Sejamos assim, todos, e cada um de nós mais, assumidos responsáveis pelo futuro desta terra de todos nós.
Termino com esta certeza muito firme de que com a nossa determinação, ambição e motivação para servir Óbidos e os Obidenses realizaremos a tarefa sempre continuada e renovada da construção de um Concelho com futuro.
 
Fernando Jorge
Presidente da Assembleia Municipal de Óbidos


Print Friendly and PDF