Página Principal
  • Pesquisa
  • Sondagem
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Skip Navigation LinksInícioColecção Frederico Pinto Basto
Quinta, 9 de Setembro de 2010
Guerra peninsular
 
Projecto de Musealização
da
Colecção Guerra Peninsular
de Frederico Pinto Basto
 
 
A Colecção da Guerra Peninsular de Frederico Ferreira Pinto Basto, teve como origem, uma rara conjugação de factores. Por um lado, todo o acervo da Família Pinheiro, os chamados Senhores das Gaeiras, que sob a égide do Dr. António Gomes da Silva Pinheiro (participante activo aquando das Invasões Francesas e mesmo durante as lutas fraticidas entre liberais e miguelistas), conseguiram reunir um fabuloso espólio documental, bibliográfico e de algumas peças raras, desde os finais do século XVIII e por outro, o interesse de Frederico Pinto Basto, que para além de ter contraído matrimónio com uma representante da Família Pinheiro, a Senhora D. Emilia Garrido Pinheiro, foi igualmente motivado pelos estreitos laços familiares com a Inglaterra, pela temática do conflito peninsular e pela história do início do século XIX, comum aos dois países.

Sensível ao facto, Frederico Pinto Basto procurou preservar esse legado, ao mesmo tempo que compreendeu a sua importância para a história local e para a compreensão dos factos ocorridos em Portugal, no início do século XIX.

Durante a década de trinta, procurou aumentar esse acervo, através de aquisições, quer em Portugal, quer no estrangeiro, reunindo uma colecção única sobre a temática.

Óbidos, sendo o palco onde ocorreram os primeiros combates do difícil conflito travado por Portugal, que ficaria para a História com a designação de Guerra Peninsular, estava assim fadada para ser o local ideal para um espaço sobre a temática. O Museu por ele criado, na sua própria casa, na década de 30, atraiu imensos visitantes, nacionais e estrangeiros, que se interessavam pela temática, sendo referenciado como um dos locais a visitar na região para quem quisesse compreender um pouco mais da História de Portugal, nos turbulentos inícios do século XIX.

Infelizmente, após a sua morte, o seu trabalho não teve a continuidade desejada, apesar de uma parte da colecção, nomeadamente algumas peças de  armaria, terem sido incorporadas no Museu Municipal de Óbidos, na década de setenta.

Em virtude da vontade expressa do Município de Óbidos, em materializar esse desígnio sob a forma de uma nova unidade museológica, moderna e actual, que se adequa às novas realidades, necessidades e funções museológicas, o serviço de Arquivo Histórico tem vindo a executar os trabalhos de catalogação, conservação e divulgação da colecção, bem como o da temática  histórica a ela associada, junto da população adulta e em idade escolar.

A par do trabalho efectuado na colecção Frederico Pinto Basto, pretende-se ainda valorizar os diversos locais e sítios existentes no municípios, em articulação com outros em concelhos vizinhos, que, pela sua importância e relação com os factos e acontecimentos ocorridos, se tornaram locais de interesse histórico de elevado valor, tal como é apontado pela lei 107/01, que estabelece as bases da política e do regime de protecção do património cultural.

De acordo com o protocolado entre a família Pinto Basto Lupi e a Câmara Municipal e aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal, em 30 de Abril de 2008, a Colecção ficou à guarda do Arquivo Histórico, para o seu estudo, conservação e respectivo projecto de implementação museológica. 
 
Assim, este serviço, tem vindo a desenvolver a tarefa de unificar toda a vasta colecção da Guerra Peninsular no sentido de lhe dar a coerência necessária, em articulação com o território, elaborando, para tal, o respectivo projecto e desígnio museológico com o objectivo de garantir a salvaguarda e protecção da colecção, a sua valorização e a sua divulgação, enquanto bem patrimonial único para  o conhecimento de um dos períodos mais conturbados da história de Portugal e da Europa. O projecto de musealização da colecção da Guerra Peninsular, de Frederico Pinto Basto, pretende ser um foco de dinâmica local e regional e contribuir para o trilhar de um caminho sólido, consciente e com valores de cidadania, na defesa do binómio património – desenvolvimento.
 
 
 
| Seguinte ›

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação