ARQUEOLOGIA



O Serviço de Arqueologia desenvolve várias atividades nos planos do levantamento, estudo, proteção, valorização e divulgação do património arqueológico do Concelho, com particular atenção para a Zona Especial de Proteção da Vila de Óbidos. Instalações da Arqueologia
No âmbito das intervenções arqueológicas, o Serviço de Arqueologia efetua acompanhamentos, sondagens e escavações, para minimizar os impactes negativos de projetos municipais ou salvar arqueossítios em risco de destruição iminente. Todas as intervenções carecem da autorização prévia do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico) e implicam a realização de um relatório técnico-científico, com a estratégia da intervenção, os trabalhos de campo, a sequência estratigráfica, as estruturas, o material e a interpretação do registo arqueológico. Para o efeito, torna-se necessário executar um pormenorizado registo descritivo, gráfico e fotográfico da intervenção, bem como o tratamento, estudo, fotografia e desenho do material recolhido.
No respeitante à proteção do património arqueológico, o Serviço elabora o Inventário Municipal de Sítios e propõe a classificação dos sítios com maior valor cultural. Estas formas de proteção servem de base para a definição de medidas de salvaguarda no âmbito dos instrumentos de gestão territorial (por exemplo, Plano Diretor Municipal e Planos de Pormenor).
Em termos de valorização patrimonial, o Serviço promove a limpeza, conservação e sinalização de sítios arqueológicos, assim como a conservação, restauro e estudo dos materiais arqueológicos existentes em depósito. Neste particular, o Serviço apoia a realização de trabalhos académicos ou de investigação, podendo ceder materiais arqueológicos, documentação e bibliografia especializada.
Relativamente à divulgação, destacamos a publicação de artigos na RIO - Revista Informativa de Óbidos, a condução de visitas guiadas, a cooperação na produção de réplicas para venda na Loja de Óbidos, a colaboração no programa municipal Férias Ativas e a realização de palestras nos Complexos Escolares.

Publicações:
Print Friendly and PDF

» Cidade Romana de Eburobrittium
Local de funcionamento:

Rua Arco da Cadeia
(junto ao Museu Abílio Matos e Silva)
Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 9.00 às 13.00 e das 14.00 às 17.00

Contactos:

Serviço de Arqueologia
Rua Arco da Cadeia
2510-048 Óbidos